Esta experiência tem sido muito boa. Tenho aprendido muito e a diversão nunca acaba. Para mim, tem sido inesquecível e espero que continue assim. Durante este mês fiz novos amigos, conheci algumas músicas e os professores são muito divertidos. As actuações que fiz foram espectaculares, emocionantes e divertidas. Apesar de nunca ter feito uma viagem, acho que quando a fizer vou aprender muito de outras culturas e acho que vai ser muito divertido. Se tivesse que fazer tudo outra vez, fá-lo-ia.
Patrícia Matos, 6/7/11
_________________________________________________________
Para mim, os Projectos Europeus é uma experiência nova na minha vida, tem sido espectacular estas últimas semanas para ser exacto, um mês. Sinto que já conquistei em um mês, muitas coisas que mudaram. Eu e os meus colegas sentimos que os Projectos Europeus são a melhor coisa que nos aconteceu. Eu já participei em 3 concertos dos Projectos Europeus e quero dar muitos mais. E em Setembro, eu e mais quatro colegas, iremos para a Letónia. E espero que na Letónia eu descubra novas culturas e novos modos de aprendizagem. Os Projectos Europeus foi e são a melhor coisa da minha vida. Para mim, os Projectos Europeus é a minha segunda família. Quanto aos professores, não tenho nada a dizer, porque o trabalho que eles têm feito por nós é magnífico. Obrigado!!!
Rúben Oliveira, 6/7/11
_________________________________________________________
Os Projectos Europeus permitem-nos conhecer novas línguas, culturas e outras pessoas. Adorei todas as actividades e saídas que realizei com o grupo dos Projectos Europeus, apesar de ter entrado à pouco tempo apercebi-me que o grupo tem um bom ambiente, somos todos amigos uns dos outros e por isso, passamos bons momentos juntos. Este projecto também me deu oportunidade de integrar num coro e adorei a experiência de estar em cima de um palco. Foi maravilhosa esta experiência. Se pudesse, voltar atrás e começar de novo, voltaria a fazer tudo igual.
Daniel Salvado, 6/7/11
_________________________________________________________
Gostei muito de participar nos Projectos Europeus, onde conheci pessoas novas mas também por entrar para o coro e a oportunidade de viajar a Itália, dar um pouco das minhas aptidões e também conhecer novas. Obrigada por tudo.
Andreia Vieira, 6/7/11
_________________________________________________________
Participar nos Projectos Europeus foi magnifico, não só pelo que dei e tentei dar (com o meu trabalho e conhecimento), mas também o que aprendi e por me fazer mudar em alguns aspectos. Espero que outros jovens tenham a mesma sorte que eu em também poder partilhar e conhecer novas culturas e pessoas.
In da guetto, ka ta manda!
Eva Nunes, 6/7/11
_________________________________________________________
Para mim, os Projectos Europeus foi muito importante. Porque tive boas experiências e já tive a oportunidade de ir à Estónia. Ao princípio, estava apenas nos Projectos e depois entrei para o coro, onde também toco flauta. Também já fiz alguns concertos com o coro.
Raquel Neto, 6/7/11
_________________________________________________________
Para mim, os Projectos Europeus são um projecto que me proporcionou grande experiências e é único. Foi aqui que tive a oportunidade de aprender diversas coisas, que nunca iria saber fazer se não tivesse nos Projectos Europeus. Tive a oportunidade de ir a uma viagem pela 1ª vez, o que me melhorou um pouco o Inglês, sendo uma viagem que me ficou na mente.
Apesar de tudo o que aprendi eu também conheci pessoas, que agora me são muito importantes.
Cheila Nunes, 6/7/11
_________________________________________________________
Os Projectos Europeus, é um projecto interessante, porque nos faz crescer socialmente, conhecer pessoas novas. É algo que nos faz ver que para podermos ter uma recompensa, temos de trabalhar para isso. Os Projectos Europeus fez-me conhecer programas informáticos interessantes e que um dia mais tarde me pode ser útil. Todas as experiências na vida são importantes e esta é mais uma dessas experiências. Um dia, quando for para outra escola, conhecer novas pessoas, vou puder dizer “Andei nos Projectos Europeus” e gostei de lá estar e tive oportunidades que nem todas as pessoas tiveram a sorte de ter.
Fábio Nunes, 6/7/11
_________________________________________________________
A experiência nos Projectos Europeus, propriamente dito, não me agrada muito mas quando passei para o coro, a experiência foi totalmente diferente, pois o ambiente era menos pesado, mais descontraído… Gostei como os elementos me fizeram sentir tão à vontade, independentemente dos meus erros. Foi nice J
Ricardo Antunes, 6/7/11
_________________________________________________________
Foi uma enorme experiência de crescimento pessoal e académico. Aprendi a ser uma melhor pessoa, a partilhar, a trabalhar em equipa, conheci pessoas maravilhosas e pela 1ª vez na minha vida, fiquei entusiasmada, muito entusiasmada, até me lembro que no meu 1º dia dos Projectos Europeus, cheguei a casa e contei tudo, não parei de falar, mas não foi só naquele dia, todos os dias, se me falam deste grupo, desta “família”, eu falo dos Projectos com orgulho, com empenho, com muita dedicação.
Houve muito trabalho envolvido, muito riso, muito choro, muito empenho, eu dei tudo o que tinha a dar aos Projectos e ainda daria mais. Dava as minhas 4ªs feiras à tarde vezes sem conta, dava os chiliques da Eva, os meus “choques” com a Tânia. Estas pessoas ensinaram-me muita coisa, e eu podia passar o dia todo a falar e a escrever textos poéticos e gramaticalmente bem construídos, mas não é preciso, vocês sabem o eu sinto, o que eu sou, mas o que eu sou não importa.
Vocês fizeram-me rir quando o que mais queria era chorar, fizeram-me lutar quando eu queria parar, levaram-me a sítios lindos, deixaram-me entrar nas vossas vidas e vosso coração.
Projectos Europeus, promete-me que vais fazer mais pessoas felizes e muito felizes, tão felizes como me fizeste a mim.
Portanto, obrigada Eva, Tânia, Andreias, pessoal do coro, Fábio, Dina, Joanas, Professores Paulo Antunes, Maria dos Anjos Fonseca, Joana Moreira e Sérgio Reis.
E a todos os alunos que estejam a pensar juntar-se a esta família, não pensem, entrem logo, arrisquem, mas tenham noção que é preciso estofo para isto, é preciso dar trabalho, dar suor e empenho. Vocês só precisam de um bocadinho de vontade e apaixonarem-se por este mundo, tal como eu me apaixonei e se o fizerem, terão uma grande recompensa e eu não estou a falar das viagens, apesar de também serem boas recompensas, que são fruto de tanto trabalho, eu estou a falar de reconhecimento pessoal, do orgulho que sentimos ao fazer algo muito maior que nós, algo que amamos.
Muitos beijinhos, e até sempre, da conhecida “Linguini”.
Sofia Linguíça, 6/7/11
_________________________________________________________
Quando comecei nos Projectos Europeus não me sentia integrada no grupo, mas com o passar do tempo, tudo mudou. Com a entrada no coro conheci mais pessoas e foi mais fácil interagir com todos. Gosto da experiência, e espero que corra melhor para o ano.
Inês Leite, 6/7/11
_________________________________________________________
Entrei à pouco tempo para os Projectos, aprendi novas coisas, todos foram simpáticos na minha chegada e agradeço por isso e por tudo. Gosto de cá estar e só espero ficar e divertir-me muito. Estou a gostar da experiência e sinceramente não há palavras.
Dina Pais, 6/7/11
_________________________________________________________
Os Projectos Europeus deram-me tanto, deram-me independência, autonomia, mais responsabilidade… Deram-me aquilo que eu talvez sozinha não os teria tão cedo.
Estes dois anos que estive aqui, foram sem dúvida, inesquecíveis. A melhor experiência por que passei!
Nunca pensei que me sentisse como me sinto agora, em relação aos Projectos Europeus, não quero sair. Vou sentir saudades de quando fazíamos os vídeos, quando gravávamos, quando andávamos a correr no aeroporto… Mas principalmente, vou sentir falta dos professores, porque sem eles, nada disto era possível. Um especial obrigado a eles.
Não há palavras, para descrever o quão importante isto foi para mim. Cresci imenso nos últimos dois anos. Aprendi com os melhores. Somos uma equipa fantástica. Projectos Europeus, sempre.
Andreia Alves, 6/7/11
_________________________________________________________
Pentru mine,Proiectele Europene au insemnat foarte mult si m-au ajutat enorm.A fost o noua si frumoasa experienta pe care mi-o voi aminti mereu.Mi-am facut prieteni noi si m-au ajutat sa invat mult mai bine si mai corect portugheza.
Cua jutorul profesorilor am reusit sa facem tot ce ne-am propus.Am indragit tot timpul care l-am petrecut impreuna si toate momentele speciale imi vor ramane merteu in suflet.
As dorii cu toata fiinta mea sa mai petrecem cel putin inca un an impreuna.
Niciodata nu m-am gandit ca voi ajunge sa calatoresc in alte tari si mai ales sa canta acolo.Cu ajutorul proiectelor mi-am implinit toate visele si toate dorintele.
Am avut ocazia sa cunosc niste profesori minunati care mereu ne-au indrumat si ne-au fost alaturi :’(…
Voi pastra mereu in sufet momentele petrecute aici ! :’(
Am descoperit ca atunci cand iti doresti un lucru cu adevarat cu siguranta vei reusi sa faci ce ti-ai propus!
Shorycela 6/7/2011
Os Projectos Europeus significaram muito para mim e ajudaram-me muito. Consegui desenvolver o meu português e conhecer pessoas que agora são grandes amigo para mim. Juntos, passamos momentos inesquecíveis. Todas as actividades foram muito interessantes e das saídas do país: a Estónia e Itália vou-me relembrar sempre.
A participação no coro dos Projectos Europeus e da escola foi muito importante para mim e ajudou-me muito. Queria mesmo continuar, pelo menos, mais um ano nos projectos ou no coro L Assim nunca vou voltar a dizer “guera “ ou “rapazinho” L
Shorycela 6/7/2011
_________________________________________________________
Os Projectos Europeus para mim têm sido uma experiencia única, pois tenho aprendido muitas coisas, tais como trabalhar noutros programas para editar filmes, trabalhar em grupo, conviver com pessoas novas, conhecer novos países e as suas culturas e a sermos mais autónomos (quando estamos em casa de uma família que não conhecemos, por exemplo). E acho que todos deveriam ter a sorte que nós tivemos ao poder passar por este tipo de experiencias e oportunidades.
Carlos Silva 6/7/2011
_________________________________________________________
Eu não consigo encontrar uma definição certa sobre o que é “Os Projectos Europeus” ou do que é os “PE” são para mim, porque sempre de sentimentos (uns melhores e outros piores) e é isso mesmo que faz com que os Projectos se tenham torrado parte de mim, parte do que sou hoje.
Quando decidi entrar neste Projecto, nunca pensei que um “simples” projecto de escola conseguisse ser tão importante, mas foi e eu mudei tanto psicologicamente desde que aqui estou, cresci tanto, conheci pessoas tão diferentes e isso tornou-me numa pessoa diferente (para muito melhor penso eu), posso agradecer a toda esta família que são os “PE”, por hoje em dia ter a mente muito mais aberta, e aceitar com tanta naturalidade coisas tão diferentes, porque na minha opinião é isso mesmo o objectivo dos “PE”; fazer com que nós no futuro tenhamos a capacidade de ultrapassar qualquer barreira e foi isso que também aprendi, a nunca desistir e lutar sempre por aquilo que acredito, entre tantas outras coisas.
E sabem que mais, é impossível descrever tudo o que passei aqui e todas as coisas incríveis que aprendi; não só a nível informático, mas principalmente a nível pessoal. E hoje após dois anos de “Projectos Europeus” estou a escrever esta pequena descrição não como despedida mas como início de uma nova etapa, porque alguém que uma vez faz parte dos “Projectos Europeus” vai fazer sempre parte dos “Projectos Europeus”, e por coincidência ou não hoje estou sentada exactamente na mesma sala e no mesmo lugar, onde estive pela primeira vez no primeiro dia e isso deixou-me tão nostálgica que nem consigo saber ao certo o que estou a escrever, porque é impossível descrever o que é, ou o que se faz nos Projectos, porque apenas quem vive isto diariamente irá perceber do que se trata e eu não me arrependo nem por um segundo fazer parte de tudo isto.
In da guetto, ka ta manda J
Tânia Amaral, 6/7/11
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário