23 janeiro 2007

Os projectos continuam ...

Os Projectos Europeus prosseguem a todo o vapor ...





Aqui fica o logotipo proposto pela nossa escola para o projecto "ARS Longa Film Brevis".

Clube Europeu

13 janeiro 2007




Mais CINEVIA

Aqui ficam os cartazes de divulgação do projecto Cinevia ...

Aguardamos inscrições ...


The goal of the CINEVIA language Project is to improve the relationship between the students of the European Union using a universal language - English. Creativity will be one of the most important tools in the project.
CINEVIA will take place in Vialonga, Vila Franca de Xira, from the 24th to the 26th of May 2007. The main goal is the promotion of School Cinema, creating new audiences for this kind of film. The Project seeks to provide relevant inter-cultural experiences, beginning with integration into the curriculum in schools, to reinforce both the concept of the European dimension and European citizenship, promoting understanding of integration with the school community. Furthermore, the linguistic and cultural diversity should work as a factor in improving cooperative working across Europe.
A cinema Festival/Seminar will be organised which will be a cultural window in the relationship between Portugal and Scotland. The pupils will look for stories, legends, traditions and events and other relevant cultural aspects of each country, should be a primary consideration when deciding the idea for each script. The movies will be edited using a software package. The students involved will be responsible for the entire organisation of the Festival/Seminar CINEVIA , including the student exchanges, helped by the teachers involved and will manage all aspects of the movie production (techniques, actors, scripts, directing and editing). They will develop skills in cooperation, oral communication, interpretation of different media and text production (movies, subtitles, Festival/Seminar organisation), on the common cultural environment of both countries.
The CINEVIA project will reinforce relations between the school, the community and its facilities, which may be used in the presentation of the project's different stages, as well as promoting cultural/social debates. The CINEVIA project will last for one year.The closing date for applications will be 22nd March 2007.

Projecto_ Cinevia



O CINEVIA terá lugar em Vialonga, Vila Franca de Xira, de 24 a 26 de Maio de 2007 e pretende melhorar a relação entre alunos da União Europeia, uilizando uma língua universal, o inglês.
A criatividade será uma das ferramentas de trabalho mais importantes no projecto.
Como objectivo geral propõe a divulgação do Cinema Escolar criando novos públicos para este género de cinema.
Como objectivo específico visa proporcionar novas experiências no enquadramento específico disciplinar (nas escolas), reforçar um conceito de dimensão e cidadania europeia, promovendo nos alunos uma ideia de plena integração e, por fim, valorizar a diversidade linguística e cultural como factor de enriquecimento pessoal e colectivo, no contexto europeu. Será realizado um Festival/Seminário de cinema, janela cultural nas relações Portugal / Escócia – R.U. Os alunos pesquisarão histórias, lendas, tradições, tratados, que funcionem como pretextos para os guiões dos filmes. Os filmes serão editados utilizando software específico. Os alunos envolvidos serão responsáveis pela organização do Festival/Seminário CINEVIA e pela organização do intercâmbio, orientados pelos professores. Tomarão todas as decisões relativas à produção dos filmes (técnica a utilizar, actores, a escolha/adaptação dos guiões e a realização/montagem dos filmes). O CINEVIA reforçará as relações entre a escola, a comunidade e as suas instalações, que poderão ser utilizadas na apresentação das diferentes etapas do projecto, bem como na promoção dos debates culturais/sociais.O projecto CINEVIA terá a duração de um ano.
Serão aceites a concurso obras individuais e colectivas/projectos de escola originais, enquadradas exclusivamente no ponto 1.2 do presente regulamento, entregues até 22 de Março de 2007 e que não tenham sido sujeitas a concurso, neste ou noutro Festival similar.
Contactos: AEVEB 2,3 tel: 00351 219528290 fax: 00351 219528298

Painel de Vialonga

Aqui ficam algumas fotos do Painel de Vialonga, que testemunham o trabalho realizado no Âmbito do Projecto "Inscrever a Europa nos Muros das Cidades".




04 janeiro 2007

Regulamento da Rede Inscrever a Europa



1. A rede Inscrever a Europa nos Muros das Cidades foi institucionalizada, através de um protocolo, celebrado a 9 de Maio de 2006, entre as diferentes entidades que participaram no projecto:
- Os proponentes do projecto – Centro de Informação Europeia Jacques Delors (CIEJD), Associação Inscrire e a Animar, representados pelos seus dirigentes, respectivamente, Margarida Cardoso, Françoise Schein e David Machado.
- E as Entidades (Escolas, Autarquias) que participaram no projecto, representadas pelos Presidentes das respectivas escolas
[1].

2. O objectivo desta iniciativa é dar continuidade ao projecto Inscrever a Europa nos muros das cidades, potenciando as condições para a promoção da cidadania europeia através da arte e promovendo o trabalho em rede de todos os participantes.

3. Todos os intervenientes se comprometem a continuar a dinamizar o projecto, prestando apoio a todas as entidades que se mostrem interessadas na realização dos ateliers e murais e se venham, assim, a juntar à rede já estabelecida.
Comprometem-se, ainda, a apoiar e dinamizar acções no contexto da promoção da Carta dos Direitos Fundamentais da UE e a fazer a respectiva divulgação na plataforma de comunicação on-line.

4. O Centro de Informação Europeia Jacques Delors (CIEJD) comprometeu-se a criar as condições para o desenvolvimento e alojamento de uma plataforma de comunicação on-line [www.inscrevereuropa.eu], que permita a interacção entre todos os parceiros, suportando, para o efeito, os custos inerentes. O CIEJD disponibiliza, ainda, os seus conteúdos pedagógicos.

5. A coordenação da rede e da plataforma de comunicação on-line será assegurada pela Escola E.B. 2, 3 de Vialonga, no período compreendido entre 09 de Maio de 2006 a 31 de Julho de 2007.

6. A 09 de Maio de cada ano, será eleita a Escola e/ou a Autarquia que assegurará a coordenação da Plataforma de Comunicação durante o ano lectivo seguinte.

7. Cada escola é responsável por criar e alimentar o seu blog, que fica a cargo do professor nomeado pela escola que é a única pessoa com acesso à publicação de todos os conteúdos.

8. A escola e/ou Autarquia coordenadora da Plataforma de Comunicação é responsável pela:
- Dinamização da própria Rede, através de iniciativas que possam ser partilhadas por todos os intervenientes;
- Actualização e controlo da qualidade dos conteúdos.

9. Uma avaliação do trabalho desenvolvido será realizada anualmente por iniciativa do CIEJD e com a participação de todos os intervenientes no projecto.

10. A plataforma de comunicação
www.inscrevereuropa.eu da rede nacional Inscrever a Europa nos muros das cidades, sendo independente de outras plataformas que venham a ser estabelecidas noutros países que acolham o projecto, deverá, no futuro, associar-se em rede, à escala europeia.

Lisboa, 3 de Janeiro de 2007


[1] Colégio Luso-Francês; Escola Secundária com 3.º Ciclo do Ensino Básico de Ibn Mucana; Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Abade Correia da Serra; Escola Secundária com 3.º Ciclo do Ensino Básico de Serpa; Escola Básica Integrada com Jardim de Infância de Pias; Escola Secundária com 3.º Ciclo do Ensino Básico de Tondela; Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos de S. Torcato; Escola Secundária com 3.º Ciclo do Ensino Básico Martins Sarmento; Escola Secundária com 3.º Ciclo do Ensino Básico Francisco de Holanda; Escola Secundária com 3.º Ciclo do Ensino Básico de Santa Maria do Olival; Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos de Vialonga; Colégio Pina Manique - Casa Pia de Lisboa; Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos D. Manuel de Faria e Sousa; Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Idães; Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Leonardo Coimbra; Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos de Airães; Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos de Airães; Escola Secundária Dr. Jorge Augusto Correia; Escola Profissional de Trancoso; Escola Secundária com 3.º Ciclo do Ensino Básico Gonçalo Anes Bandarra e Escola Secundária Conde de Monsaraz

"Inscrever a Europa nos muros das cidades"


O projecto consiste em sensibilizar as populações para a cidadania europeia através da arte pública. Os direitos consagrados na Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia são ilustrados por alunos das Escolas e com a ajuda das Câmaras e Associações Locais, é construído um painel de azulejos, monumento à cidadania, colocado num local público seleccionado pelo Município.
Foi institucionalizada uma rede nacional através de um protocolo, celebrado a 9 de Maio de 2006, entre as 12 localidades que participaram no projecto: Porto, Alcabideche, Serpa, Tondela, Guimarães, Tomar, Via Longa, Belém, Felgueiras, Tavira, Trancoso e Reguengos de Monsaraz.
O objectivo desta iniciativa é promover o trabalho em rede de todos os participantes. O Centro de Informação Europeia Jacques Delors (CIEJD) comprometeu-se, para o efeito, criar as condições para o desenvolvimento e alojamento de uma plataforma de comunicação on-line [www.inscrevereuropa.eu], que permita a interacção entre todos os parceiros.
O CIEJD disponibiliza os seus conteúdos pedagógicos. A coordenação da rede e da plataforma de comunicação on-line está agora assegurada pela Escola E.B. 2, 3 de Vialonga.

Clube Europeu | 2006- ...


Há já alguns anos que a escola EB 2,3 de Vialonga se encontra envolvida em projectos europeus, nomeadamente os do Plano Comenius – Acção 1. O interesse por este tipo de iniciativas é óbvio pois permite à escola envolver-se em parcerias transnacionais em que existe a possibilidade de envolver alunos, professores, instituições e a comunidade educativa, de um modo genérico.
Para enquadrar as iniciativas da escola a nível europeu, foi criado no final do ano lectivo de 2005/2006 o Clube Europeu da EB 2,3 de Vialonga, nos moldes em que é proposto pelo GAERI. Este Clube encontra-se essencialmente vocacionado para o trabalho da dimensão europeia na educação.
O Clube Europeu será um centro dinamizador de actividades no domínio da educação europeia, surgindo na escola de acordo com as condições disponíveis e disponibilidade desta. Actualmente o Clube possui 8 vertentes de abordagem prioritárias: os Projectos Europeus – Comenius; a inventariação de informação sobre a Europa na escola e participação em Concursos; a participação no Projecto Europeu e-Twinning, a apresentação/harmonização gráfica das iniciativas do Clube; a participação no Projecto NEAC; a participação no Projecto e-pals; a promoção de actividades de sensibilização da comunidade educativa e iniciativas relativas à valorização do património.