O projecto consiste em sensibilizar as populações para a cidadania europeia através da arte pública. Os direitos consagrados na Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia são ilustrados por alunos das Escolas e com a ajuda das Câmaras e Associações Locais, é construído um painel de azulejos, monumento à cidadania, colocado num local público seleccionado pelo Município.
Foi institucionalizada uma rede nacional através de um protocolo, celebrado a 9 de Maio de 2006, entre as 12 localidades que participaram no projecto: Porto, Alcabideche, Serpa, Tondela, Guimarães, Tomar, Via Longa, Belém, Felgueiras, Tavira, Trancoso e Reguengos de Monsaraz.
O objectivo desta iniciativa é promover o trabalho em rede de todos os participantes. O Centro de Informação Europeia Jacques Delors (CIEJD) comprometeu-se, para o efeito, criar as condições para o desenvolvimento e alojamento de uma plataforma de comunicação on-line [www.inscrevereuropa.eu], que permita a interacção entre todos os parceiros.
O CIEJD disponibiliza os seus conteúdos pedagógicos. A coordenação da rede e da plataforma de comunicação on-line está agora assegurada pela Escola E.B. 2, 3 de Vialonga.
Sem comentários:
Enviar um comentário